10/11/2021

Como encontrar o cartucho correto da minha impressora?

Para resolver esse problema você pode simplesmente conversar com um vendedor que ele indicará o cartucho correto, mas caso você esteja querendo comprar pela internet ou você mesmo fazer esse processo, oferecemos algumas orientações dos nossos profissionais.

Dica 1 – Verifique o modelo e a marca da sua impressora

Tanto no manual quanto no próprio equipamento você consegue conferir qual é o modelo e a marca da impressora. Lembre-se que uma mesma fabricante produz diversos equipamentos, portanto ter apenas a marca, não ajudará na hora da compra do cartucho.

Com uma simples pesquisa na internet, digitando o modelo e a marca, você já receberá sugestões do cartucho indicado para sua máquina.

Mas antes de comprar um cartucho novo, confira outras orientações.

Dica 2 – Verifique se trata de um cartucho ou de um toner

Embora seja algo simples, muitos usuários comuns não sabem a diferença entre cartucho e toner, ambos armazenam a tinta da sua impressora, mas a diferença é que o cartucho é para modelos jato de tinta, enquanto o toner para equipamentos a laser.

Dica 3 – Antes de comprar um cartucho novo, descubra se o seu cartucho é recarregável

A nossa dica de ouro é, não compre um cartucho novo quando você pode recarregá-lo. A recarga fará com que você economize até 5 vezes o valor do produto novo.

Isso porque um mesmo cartucho pode ser recarregado várias vezes.  Para saber se o cartucho é ou não recarregável, confira as orientações a seguir.

Verifique o modelo da impressora:  Em geral a maioria das marcas possuem cartuchos recarregáveis, mas nem todos os modelos de impressoras destas Marcas permitem recargas. Então é bem importante, pesquisar o modelo da impressora e não somente a marca/fabricante, antes de fazer a compra!

Verifique se o circuito está queimado: Há alguns modelos de cartucho que o material apresenta danos assim que a tinta acaba, neste caso se o circuito ou o chip estiver queimado, fica impossível a recarga.

Uma boa dica para ser observada é que geralmente quando apenas acaba a tinta do cartucho, ele para de imprimir, mas quanto tem algum problema interno, a impressora dá sinais e alertas como mensagens de falhas e “erros” que apontam o comprometimento do material.

Avalie se o cartucho se trata de um refil: Na maioria das vezes, o toner e o cartucho de tinta que são apenas refil, geralmente não são recarregáveis

Isso ocorre porque não vale a pena o gasto da recarga devido ao baixo custo do cartucho compatível

Dica 4 – Confira quantos cartuchos sua impressora utiliza

Alguns modelos de impressora precisam de mais de um cartucho, como equipamentos que imprimem colorido. Neste caso, serão necessários dois cartuchos (preto e colorido, para as impressoras mais antigas) ou quatro cartuchos (preto, ciano, amarelo e magenta, para as impressoras mais novas).

Dica 5 – Prefira cartuchos compatíveis a originais

Caso você tenha que comprar outro cartucho, porque o seu está danificado, a nossa sugestão é: preferia modelos compatíveis que custam até 3 vezes menos que o valor do novo.

Cartuchos compatíveis não danificam as impressoras, possuem a mesma qualidade da tinta e ainda reduzem desperdícios e danos ao meio ambiente.