icon
Minha sacola
Sacola Vazia
10/11/2021

Antes de mais nada, entenda que há diversos tipos de falhas na impressão que provocam manchas e para cada uma delas há uma causa e uma resolução diferente.

Citaremos abaixo as causas mais recorrentes de manchas durante a impressão para você identificar e corrigir da forma correta.

1 – Danos no Cilindro

Para quem não sabe o cilindro é uma peça fundamental na impressora a laser. Portanto, se a sua impressora é a jato de tinta, não há o que se preocupar.

Ela é a responsável por passar a tinta sólida do toner para o papel. O processo de impressão começa com o tambor sendo carregado negativamente pelo fio de corona ou rolo de carga, dependendo do modelo.

Então o laser da impressora carrega positivamente as partes que receberão a tinta, formando uma imagem eletroestática no cilindro.

Por isso, é muito comum que manchas na impressão possam estar associadas ao cilindro.

Erros mais comuns gerados por problemas no cilindro

Impressão clara com pouca nitidez: É aquele erro onde as folhas saem com pouca ou quase nenhuma nitidez.

Manchas laterais: É aquelas linhas verticais que surgem nos cantos das folhas de papel.

Manchas aleatórias: São erros que ocorrem ocasionalmente nas impressões.

Como resolver?

Esses tipos de problemas podem indicar que o cilindro está com desgaste, queimado ou até mesmo a lâmina de dosagem precisa ser trocada. O aconselhado é efetuar a troca, mas orientamos que em caso de dúvidas, entrar em contato com um técnico para evitar danos à sua máquina.

2- Vazamentos no cartucho ou toner

O cartucho e o toner são os responsáveis por armazenar o pó e a tinta, respectivamente, das impressoras a laser e jato de tinta, portanto falhas na impressão podem estar ligadas diretamente a esses dois recipientes.

Erros mais comuns gerados por vazamentos no cartucho ou toner

Manchas concentradas na impressão: Quando há vazamento de tinta é muito comum que a folha saia com grandes manchas de tintas espalhadas sobre o papel.

Como resolver?

Retire o cartucho e coloque-o sobre um papel toalha ou pano para confirmar o vazamento. Confirmado o vazamento, o aconselhado é comprar um novo cartucho ou toner e fazer a substituição.

Você também pode levar o seu cartucho ou toner para uma loja de recargas que fará a avaliação se o material se encontra ou não danificado.

3- Danos no Rolo Magnético

Esse é o item da impressora a laser responsável por receber a imagem e transferi-la para o papel com o objetivo de produzir a impressão final.

O rolo magnético é também conhecido como Cilindro OPC e está diretamente ligado ao processo final da impressão

Falhas mais comuns ligadas ao rolo magnético

Quando o rolo magnético está com problemas é muito comum que a impressão saia com pouquíssima qualidade e baixa resolução.  Pode também imprimir folhas em branco.

Como resolver?

Aconselhamos que seja feita a limpeza com álcool isopropílico e, caso o dispositivo esteja danificado ou velho seja trocado o rolo magnético.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com um técnico para evitar danos à sua máquina.

4 – Impressora suja

Você sabia que 90% dos problemas gerados pela impressora jato de tinta são ligados às sujeiras na impressora?

Os resíduos podem impedir os processos internos, danificar o óleo e impedir a fila de impressão ocorra corretamente.

Problemas comuns gerados pela impressora com resíduos

Em relação a tinta, a sujeira pode gerar falhas na impressão, como pequenos erros no arquivo, manchas no scanner e cópia, além de outros problemas semelhantes.

Mas a sujeira também pode gerar:

Atolamento de papel

Travamento de engrenagem

Barulho alto na passagem de papel

Luzes piscando devido aos sensores sujos

Como resolver?

Os profissionais aconselham que impressoras que são utilizadas diariamente possam ser limpas externamente pelo menos uma vez por semana.

A limpeza pode ser feita com pano úmido ou um limpador multiuso. Evite produtos solventes ou semelhantes. Se o equipamento é pouco utilizado, sugerimos que o envolva com um plástico para evitar poeiras e resíduos.

Em caso de limpeza interna, a situação se torna mais delicada, já que há vários componentes sensíveis que inclusive precisam de equipamentos especiais e produtos específicos para serem limpos adequadamente.

Por essa razão, aconselhamos que você leve seu equipamento a um lugar especializado

Dica para as empresas!

Se você não tem tempo de ficar se preocupando com os principais problemas de impressão do equipamento do seu negócio, há empresas que se encarregam de mantê-las em pleno funcionamento, além de disporem as máquinas e os suprimentos necessários.