10/11/2021

Reciclo cartucho: como funciona e opções inteligentes de reuso

Para o setor corporativo, o mais indicado é que a empresa recorra ao serviço de outsourcing de impressão, que além de proporcionar a reciclagem dos cartuchos como de todos os outros produtos ligados a impressão, também oferece serviços variados, como:

– Aluguel de impressoras;

– Reposição de tinta e outros suprimentos;

– Manutenção dos equipamentos;

– Consultoria na locação de equipamentos;

O mais recomendado para negócios tanto de pequeno quanto grande porte é a terceirização do setor que além de resolver a questão dos dejetos ligados ao cartucho, faz a gestão inteligente do setor de cópias, podendo reduzir custos em até 80%.

Entretanto, o recomendado é que antes do descarte final é ter certeza se o cartucho ainda possui alguma utilidade.

Quantas vezes um cartucho pode ser reutilizado?

O cartucho quando recarregado em loja especializada pode ser reutilizado em média 4 vezes. A recarga possibilita que o usuário economize até 5 vezes o valor da compra do novo cartucho. Por isso, antes de descartar o material, reutilize o máximo de vezes possíveis.

Para saber se o seu cartucho pode ou não ser recarregado, avalie junto a um profissional de recargas de cartuchos.

Importante! Saiba que alguns modelos de cartucho não permitem recarga. Verifique junto ao manual da sua máquina ou converse com uma loja especializada para certifica-se da possibilidade do reabastecimento de tinta.

Por que preciso reciclar?

Os cartuchos em sua grande maioria possuem elementos ou compostos de metal que contaminam o solo. Segundo as normas da ISO, as empresas são obrigadas por lei a descartarem os resíduos ligados à impressora de forma ambientalmente correta.

Por isso, é fundamental que o cartucho seja separado do lixo comum e entregue às empresas especializadas em reciclagem de cartuchos.

Onde reciclar cartuchos?

Além das organizações privadas que realizam a reciclagem, boa parte das marcas de impressora fazem o recolhimento dos materiais ou reservam espaços exclusivos para a o recebimento de cartuchos utilizados.

Basta acessar o site da marca do seu cartucho e se informar ou fazer o processo do seu negócio com empresas de outsourcing de impressão como a Copygreen ou de recargas de cartuchos como a Ecojet.

Como funciona a reciclagem?

Direcionamento as grandes marcas de impressora direcionam os materiais para empresas de reciclagem ou limpeza, onde o processo será feito respeitando as normas dos órgãos de inspeção.

Processo de Desmontagem: Nesta fase é feita a desmontagem dos cartuchos já limpos e prontos para a reciclagem.

Separação e classificação do material:  Após a desmontagem, as peças são separadas de acordo com o material: plástico, metal, espuma. Depois são classificados (descarte, reciclagem, tipo de material, etc), levando-os para a próxima fase, e fazendo o descarte correto dos demais.

Trituração e descaracterização do material: Nesta fase as peças tornam-se materiais reciclados prontos para se encaixarem no sistema de produção de base.

Envio para reaproveitamento: A última fase é a de redirecionamento para a própria indústria de fabricação de cartuchos de toner. ou até mesmo para as demais indústrias que fazem uso dessas matérias primas, principalmente o plástico e o metal, que estão totalmente prontos para a reciclagem. Por essa razão, muitas empresas de impressoras realizam a própria reciclagem dos materiais reciclados.